Scones com Geleia de Frutos do Bosque e Infusão de Citrinos com Hortelã e Canela

Chegou a Primavera e com ela a vontade daqueles lanches tardios.
E nada melhor do que uns scones com uma geleia light e para rematar uma infusão cheia de sabor.

Ingredientes Geleia:
1 Maçã
Lanche perfeito para uma tarde soalheira de Primavera
1 Laranja
200 gr de Frutos Vermelhos
(Morangos, Amoras, Framboesas, entre outros)
10 gr de Raiz de Gengibre
Água

Preparação Geleia:
Coloque a medida de uma chávena de água a ferver num tacho e retire as sementes da maçã e pique finamente, sem a descascar, junte à água. Enquanto a maçã coze, pique o gengibre sem descascar e junte no tacho. Enquanto a maçã vai cozendo e aromatizando com o gengibre, raspe metade da casca de uma laranja e junte-a na água a ferver com a maçã, descasque finamente a outra metade e reserve a casca que vai necessitar para a infusão, mais tarde. Esprema a laranja e junte o sumo ao preparado a ferver e finalmente pique finamente os frutos vermelhos e junte tudo a ferver. Quando tiver a consistência que pretende mais líquida ou mais espessa, como desejar, apague o lume e deixe arrefecer, sabendo porém, que à medida que vai ficando frio também a consistência fica um pouco mais espessa.

Ingredientes Scones:
250 gr de Farinha
1 colher de café de Sal
2 colheres de chá de Fermento
2 colheres de sopa de Açúcar Amarelo
20 gr de Margarina
1/2 chávena de Leite Meio-Gordo
1 Ovo L ou XL

Preparação Scones:
Pré aqueça o forno em 200º. Junte a Farinha, o Sal (normalmente utilizo o sal grosso num moinho para o refinar, que neste caso, será o ideal, caso não o tenha, utilize o sal grosso, simplesmente) o Fermento e o Açúcar Amarelo e misture muito bem com uma colher. Eu adoro fazer isto, depois de já ter libertado a geleia do tacho e já tenha colocado em potes, sem lavar o tacho deixe derreter a margarina juntamente com o leite, assim os scones poderão ficar com algum aroma. Quando tiver derretido faça uma cova no preparado da farinha e deixe o leite juntamente com a margarina derretida e finalmente junte o ovo. Misture tudo novamente com uma colher e num tabuleiro forrado com papel vegetal antiaderente faça 6 ou 8 montes com a massa e leve ao forno durante 15 minutos. Estão prontos!

Ingredientes Infusão:
1 casca de Laranja
1 casca de Limão
1 pau de Canela
1 pé de Hortelã
Água

Preparação Infusão:
Ferva a água e deite num copo, chávena ou bule todos os ingredientes aguarde 6 a 8 minutos e está pronto a beber.

Dica útil: Reciclagem é uma questão muito importante, que hoje em dia, acaba também por estar ligado à poupança, por isso eu guardo, todos os potes de vidro e por isso posso esterilizá-los com água a ferver e colocar a geleia.
Quanto à questão do Sal é muito importante, pois tal como o açúcar o sal grosso não é tão prejudicial à saúde como o refinado, portanto o ideal é ter um moinho onde coloque o sal grosso para quando o quiser utilizar refinado pode fazê-lo no momento rapidamente.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Cupcakes de Chocolate

Burritos Vegetarianos

Macarrão Vegetariano