Bruschetta de Espargos com Queijo Gratinado

Está calor e o que apetece é petiscos, coisas, simples e rápidas. Esta faz-me lembrar os meus dias em Espanha, com bom tomate e espargos, faz-se maravilhas!

Chef on Job: Bruschetta sempre uma opção rápida e deliciosa
Ingredientes:
1 Carcaça Alongada de Lenha ou Rústico
3 Tomates de Cacho
1/4 de Pimento Verde
1 Cebola Pequena
6 Dentes de Alho
4 Folhas de Mangericão
4 Pés de Salsa
2 Pés de Espargos Verdes Frescos
Queijo a gosto à fatia ou ralado para gratinar
q.b. Pimento Picante, Azeite, Sal, Tomilho, Poejo Seco e Pimenta de Moinho



Preparação:
  1. Lave bem os espargos, ferva água e coloque os espargos nessa água, durante 2 minutos e reserve;
  2. Corte o pão ao meio e torre;
  3. Para o molho de tomate: Num tacho deite azeite e corte aos pedaços a cebola e 3 alhos, deixe alourar. Enquanto isso corte o pedaço de pimento em quartos, com 3 pés de salsa, e duas das folhas de mangericão e junte ao refogado. No final  junte os tomates cortados aos quartos, deixe cozer por 10 minutos, quando os tomates estiverem bem cozidos, junte um rodela pequena do pimento picante e tempere com sal e a restante salsa e mangericão. Passe tudo, retifique de sal e azeite a seu gosto.
  4. Coloque um pouco de azeite na frigideira e corte  longitudinalmente os alhos deixe alourar;
  5. Corte às rodelas os espargos e salteie com os alhos, tempere com tomilho e poejo seco, sal e pimenta.
  6. Para terminar ligue o forno, apenas para gratinar, coloque uma dose generosa de molho de tomate no pão, o preparado de espargos em cima e termine com uma fatia de quijo em cima ou queijo ralado preparado para gratinar, como preferir, aqui pode conjugar um queijo com mais ou menor sabor, casam sempre bem com os espargos. Deixe o queijo derreter e tomar um pouco de cor e é só disfrutar. Pode terminar com oregão e pimenta em cima, assim que retirar do forno.
Dica útil:  Deveriamos utilizar mais espargos na nossa alimentação, não é muito usual, porque não são propriamente acessíveis em termos de preço, mas nem se percebe porquê, já que cresce espontaneamente em todas as regiões de Portugal. Mas gostaria de deixar aqui a importância deste alimento para a nossa saúde os seus princípios ativos: contém asparagina, uma substância diurética e calmante, clorofila, que é antioxidante. Auxilia a digestão gástrica, estimula a lactação das mulheres em periodo de amamentação e ainda refresca-as quando estão na fase da menopausa. Além de que aumenta a fertilidade de ambos os sexos. Curioso, não?

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Empadas Coloridas

Macarrão Vegetariano

Hambúrguer Vegetariano com Arroz Branco e Salada de Verdes